Blog

2019-02-28-o-que-faz-um-analista-de-dados

Você gosta de informática? E de organizar informações para solucionar problemas? O analista de dados une esses dois pontos e é um profissional essencial em todas as organizações. Para entender melhor o que ele faz e como seguir carreira na área acompanhe o texto de hoje.

O que faz um analista de dados?

De forma geral, o analista de dados vai coletar diferentes tipos de informações e criar planilhas e gráficos para organizar esse material. O objetivo é que os dados não sejam apenas registros isolados, mas transmitam conteúdo para as organizações.

O analista vai observar padrões, criar comparações estatísticas e mostrar para a empresa como é o comportamento dela ao longo do tempo. Isso é importante para:

  • criar estratégias de negócios;
  • verificar produtividade ou ineficiência em alguma área;
  • analisar crescimento ou recuo de mercado;
  • verificar o desempenho da empresa.

Para conseguir transmitir as informações que acabamos de citar, o profissional precisa analisar dados de diferentes áreas: financeira, marketing, logística, atendimento ao cliente, entre outras. Por isso, é importante ter habilidades multidisciplinares. Não é preciso ser especialista em cada área, mas conhecer de forma geral os setores.

Quais as ferramentas usadas pelo analista?

Para conseguir desempenhar sua função, o analista vai trabalhar com bancos de dados e sistemas de programação. Assim, é preciso conhecer linguagens como Phyton e R. É importante também ser uma pessoa objetiva para não se perder em meio a uma infinidade de informações.

A primeira ação de um analista é observar o problema que a empresa tem e descobrir que dados são necessários para responder ao questionamento. A partir daí, ele usa a programação para filtrar as informações de que precisa. O próximo passo é usar a estatística para encontrar padrões e desvios importantes.

A organização dos dados precisa ser feita de forma clara e concisa. O objetivo é fazer com que os funcionários da empresa entendam o que você está dizendo mesmo sem terem conhecimento técnico em dados. Por isso o uso de gráficos e tabelas é sempre bem-vindo.

Como seguir carreira como analista de dados

Agora que você já entendeu como um analista de dados trabalha chegou o momento de descobrir o que fazer para seguir carreira nessa área. Em geral, há três cursos de graduação que mais dão oportunidades para quem quer ser analista.

  1. Sistemas da Informação

A graduação é em nível de bacharelado e tem duração média de quatro anos. Durante esse período, o aluno estuda cálculos, linguagem de programação, administração, banco de dados etc. Em suma, todas as matérias necessárias para fazer o trabalho que explicamos ao longo do texto.

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Este curso é similar ao primeiro, mas é ofertado em nível tecnológico, ou seja, tem uma duração entre dois e três anos. As matérias são mais específicas, abordando essencialmente programação.

  1. Administração

Quem se forma em Administração pode atuar em diversas áreas, inclusive como analista de dados. O curso bacharelado dura, em média, quatro anos e você tem várias disciplinas de gestão, finanças e marketing.

Como a graduação não aborda matérias de informática, é importante o aluno fazer uma especialização para, assim, conseguir atuar de forma efetiva com banco de dados.

Como você percebeu ao longo do texto, o analista de dados é um profissional observador que precisa ter uma visão crítica para detalhes. Além do conhecimento em informática, ele precisa ter habilidades multidisciplinares e ser curioso.

E você, identificou-se com a profissão? Conhece alguém que gostaria de ler isso? Comente aqui embaixo e compartilhe!

Deixe seu Comentário!

*Seu e-mail não será divulgado.