Blog

5

A escolha da profissão é sempre um momento que deixa os estudantes tensos. “Você já definiu a carreira da sua vida?” é uma pergunta que, realmente, pode apavorar um pouco. É por isso que vamos trazer algumas dicas para deixar essa etapa mais tranquila. Vem com a gente conferir.

Entenda a si mesmo

Defina as coisas que você gosta de fazer no cotidiano, as matérias que se interessa em estudar e seus objetivos futuros. O importante é observar aquilo que é feito por prazer ou obrigação. As coisas que você faz naturalmente e com curiosidade ou aquilo que acha entediante.

É importante perceber como você se sente em cada situação e imaginar-se no futuro. Você pode querer fazer Medicina, por exemplo, mas por que essa profissão lhe interessa? Suas ações cotidianas condizem com um profissional da área: gostar de ajudar as pessoas, de estudar biologia, de abrir mão da diversão pelo trabalho?

Reflexões pessoais a partir do autoconhecimento é de grande ajuda na hora de definir uma profissão, bem como fazer um teste vocacional.

Esqueça o medo de fazer escolhas erradas

Todo mundo pode mudar de ideia sobre o curso que quer fazer. Isso é normal, até porque as pessoas mudam ao longo do tempo. Sendo assim, não se fixe ao medo de escolher uma profissão errada.

Pesquise, estude os cursos disponíveis e faça uma opção embasada. Ou seja, liste os motivos que o levaram à determinada escolha. Enquanto esses motivos ainda fizerem sentido, você, provavelmente, se sentirá bem no curso. Caso ocorram mudanças, será o momento de buscar novos desafios e isso gera aprendizado.

Observe as pessoas que você admira

Se você tem algum ídolo, seja ele famoso ou não, observe por que aquela pessoa é especial. O que faz você admirá-la? Em geral, gostamos de algo que queremos vivenciar, isso também ocorre com as características das pessoas.

Desse modo, procure profissões que lhe interessem e dentro das quais você possa desenvolver as características ou habilidades que admira.

Pesquise bastante

Muitas vezes, fazemos uma escolha com base em informações superficiais. Um amigo nos indicou uma profissão que acha bacana, o jornal anunciou outra que está dando dinheiro ou vimos uma que achamos interessante em um filme.

Todas as opções podem ser válidas, mas antes de escolher uma delas, informe-se. Procure ler reportagens falando sobre o curso e vá a feiras de profissões para conversar com professores e estudantes veteranos. Veja vídeos no Youtube de pessoas que também escolheram a graduação que você quer fazer.

Observe o que está em alta no mercado

Analisar o mercado pode apresentar cursos que você nem imaginava que existiam. Atualmente, muitas profissões estão surgindo em função de novas demandas e elas fogem das carreiras tradicionais.

Portanto, observe portais com vagas de emprego e veja o que está sendo requisitado. A partir de então, use essas informações em conjunto com tudo o que já falamos anteriormente.

Teste um dia de prática profissional

Nós sabemos que pode ser um tanto difícil conseguir colocar isso em prática. Porém algumas empresas abrem espaço para estudantes vivenciarem a prática profissional por alguns momentos.

Sendo assim, converse com seus professores e entre em contato com as companhias que despertam seu interesse. Pergunte sobre a possibilidade de passar um dia ao lado de um profissional da área que você gosta. Isso será ótimo para verificar se o cotidiano de determinada profissão é aquilo que você imagina.

E então, gostou das nossas dicas? Seguindo cada uma delas será bem mais fácil escolher a profissão ideal para você.

Deixe seu Comentário!

*Seu e-mail não será divulgado.