Blog

graducao-ou-curso-tecnico

O curso técnico difere de uma graduação em vários aspectos. Mas você sabe qual opção é melhor para seus objetivos profissionais? Curso técnico ou graduação? Bom, para não ficar perdido na hora de decidir por um ou outro, explicamos neste post as vantagens de cada uma dessas formações. Continue a leitura!

O que é um curso técnico?

A formação técnica faz parte de um nível de ensino intermediário entre o médio e o superior. E o diploma recebido ao término do curso é caracterizado como ‘técnico de nível médio’.

A principal característica de um curso técnico é que ele capacita profissionais para o mercado de trabalho. Por conta disso, desde o início, as disciplinas práticas são predominantes na matriz curricular.

Nessa categoria de ensino, existem três categorias de cursos: técnico integradotécnico concomitante e técnico profissionalizante. As duas primeiras são feitas por quem ainda não concluiu o ensino médio, e a terceira destina-se aos que já terminaram a educação básica.

Vantagens de fazer um curso técnico

Abaixo mostramos algumas das vantagens para quem opta por fazer um curso técnico:

  • É possível realizá-lo a partir dos 16 anos
  • Tem curta duração (de dois meses até, no máximo, três anos)
  • Possui menor custo de formação
  • Possui disciplinas direcionadas para o mercado
  • Enfatiza o contato com a prática desde o início do curso
  • Facilita a entrada imediata no ambiente profissional
  • É uma forma de experimentar a área de atuação

Além de tudo o que citamos, é importante destacar que a empregabilidade é alta. Afinal, o mercado precisa de mais profissionais qualificados na realização de atividades operacionais específicas.

O que é uma graduação?

A graduação é um curso de nível superior, que só pode ser realizada após a conclusão do ensino médio. O enfoque da formação é tanto teórico quanto prático, e, embora o objetivo seja a capacitação profissional, ela pretende também formar um profissional reflexivo e crítico.

Após a conclusão de um curso de graduação, o aluno pode direcionar-se tanto para o mercado de trabalho quanto para o ambiente da pesquisa. Além disso, ele pode fazer programas de pós-graduação (lato ou strictu sensu).

Existem atualmente três possibilidades de graduação: a tecnológica, a licenciatura e o bacharelado. A primeira dura em média dois anos, e as últimas cerca de quatro a cinco anos.

Vantagens de fazer uma graduação

A seguir citamos os pontos positivos de se fazer uma graduação:

  • Aprofundamento de conhecimentos teóricos
  • Aumento da rede de contatos profissionais
  • Alta qualificação para atuação profissional
  • Melhores remunerações após a conclusão do curso
  • Várias opções de emprego e em cargos distintos
  • Possibilidade de continuar estudado de forma mais especializada

Sem dúvida, a principal vantagem de ser aluno de uma graduação é o quanto será possível ampliar seus conhecimentos, bem como suas experiências pessoais e profissionais ao longo dos anos de formação.

Enfim, antes de se decidir é preciso identificar quais são as suas principais necessidades no momento. Verificar o tempo disponível que você possui e o anseio por começar a trabalhar rapidamente também são reflexões essenciais.

E então, o que você acha? Já consegue saber se prefere realizar um curso técnico ou uma graduação? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu Comentário!

*Seu e-mail não será divulgado.