Blog

2019-04-19-exame-e-dp-e-a-mesma-coisa

Se você está ou já passou pela faculdade, a gente aposta que tem ou teve aquela disciplina que você encontrou alguma dificuldade e ficou com medo de pegar uma DP, não é mesmo? Essas matérias normalmente exigem mais atenção e dedicação dos estudantes e, caso isso não aconteça, ela pode virar um Exame.

Mas afinal, qual a diferença entre o Exame e a DP? São a mesma coisa? A resposta para essa pergunta é não, porém elas estão diretamente ligadas. Confira no post de hoje como funciona cada uma delas!

O que é Exame?

O Exame é uma espécie de última oportunidade para o aluno passar de semestre e só aparece na vida de um estudante quando ele não atinge a média para a aprovação direta.

A Universidade Paulista – Unip por exemplo, possui uma média de sete para o estudante passar direto e cinco para passar quando é feito o Exame. Lembrando que essa nota pode variar de faculdade para faculdade, pois ela é estabelecida pela instituição de ensino.

Se o aluno for bem na prova e obter a quantidade de pontos que precisa ele está livre da DP! Caso contrário será reprovado. =(

O que é DP ?

A DP, também conhecida como Dependência, nada mais é que o termo usado para dizer que você ou alguém ficou de dependência, ou seja, não passou em determinada disciplina e terá que cursá-la novamente.

Ela só ocorre quando a nota final do estudante é considerada insatisfatória para a instituição, quando ele não chegou até a média obrigatória ou quando o aluno ultrapassa o limite de faltas.

Então caso fique de Exame procure estudar todo o conteúdo, pois é ele que pode te salvar da DP. E caso acumule muitas dependências o aluno está sujeito a ser reprovado no semestre.

Mas afinal, Exame e DP são a mesma coisa?

Por mais que estejam relacionadas, o Exame e a DP não são a mesma coisa. O Exame vem após a nota baixa nas provas semestrais oferecidas pela universidade e caso o estudante, mesmo após essa nova chance, não chegue na média ele estará em Dependência.

Como evitar a DP?

Para evitar a Dependência é necessário primeiro se livrar do Exame! Para isso é importante estudar todo o conteúdo do semestre e se preparar para questões dissertativas.

Separamos algumas dicas de como ir bem no exame:

Organize seus estudos: separe um tempo do seu dia para estudar e faça um calendário com os conteúdos e exercícios que vai estudar, assim conseguirá revisar um pouco sobre tudo.

Estude em grupo: estudar em grupo pode ser um bom momento para ampliar as informações que você aprendeu durante as aulas e ainda esclarecer dúvidas.

Faça resumos: escreva resumos utilizando palavras-chave que o professor utilizou em aula ou que te ajudem a lembrar do conteúdo.

Faça exercícios: procure fazer exercícios da matéria do exame e teste seu nível de conhecimento. Se estiver indo bem, procure estudar outras partes da matéria, caso contrário estude o conteúdo novamente e encontre o que está te fazendo errar.

Deixe seu Comentário!

*Seu e-mail não será divulgado.