Blog

2019-03-29-voce-sabe-a-diferenca-entre-matriz-e-grade-curricular

É comum ver as pessoas falando sobre grade ou matriz curricular. “O professor tem que seguir a grade curricular”. Mas você sabe a diferença entre matriz e grade curricular? Vem com a gente conferir.

O que é uma grade curricular?

Em primeiro lugar, a grade curricular é a organização de todas as disciplinas que serão estudadas durante um determinado curso (o que vale para faculdade, pós-graduação, entre outros). Portanto, ela funciona como um documento de consulta para os alunos e futuros alunos saberem quais são os assuntos abordados naquela formação.

Muitas pessoas ao escolherem o curso não olham a grade curricular, porém ela é tão importante quanto a escolha do curso, pois é a grade curricular que vai preparar o aluno durante o curso.

Quando uma instituição de ensino vai regulamentar o seu curso no MEC (Ministério da Educação), é essencial que ela possua essa estrutura bem-definida. Caso contrário, o órgão não tem como analisar se o curso cumpre os requisitos e se pode ser oferecido ou não.

Se for autorizado, é preciso que toda a grade curricular prevista seja cumprida até o final do curso — tanto pela faculdade, quanto pelo aluno que pretende obter a certificação.

Entenda o que é a matriz curricular

A Matriz Curricular é um documento norteador da escola. É o ponto de partida de sua organização pedagógica. É a partir da matriz que se define que componentes curriculares serão ensinados na escola. A matriz curricular é parte integrante do Regimento e do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e sua organização deve ser realizada a partir das disposições dos artigos 26, 27, 35 e 36 LDB 9394/96 e da Resolução 02 de janeiro de 2012 (CNE).

A equipe de coordenação da Matriz Curricular é o setor da superintendência de ensino médio responsável por orientar e monitorar as subsecretarias regionais de educação, bem como as unidades escolares, quanto à elaboração e efetivação desse documento nesse nível de ensino.

Além dessa orientação, essa coordenação atua também como apoio na solução de problemas que possam surgir, ao longo do ano, na unidade escolar referente à distribuição de carga horária das disciplinas do núcleo básico comum, do núcleo eletivo e do núcleo opcional e de problemas relacionados à existência de diversas matrizes em uma mesma unidade escolar ou em toda rede.

Essa coordenação busca também respaldo na legislação ou amparo legal na regularização da situação acadêmica de alunos no que se referem a períodos não concluídos, transferências, aprovação, reprovação, aproveitamento de estudos concluídos com sucesso e inúmeros outros que possam surgir nesse âmbito da vida escolar visando o sucesso dos estudantes de ensino médio da SEDUC-GO.

E qual a diferença?

Agora que você já sabe qual o objetivo da matriz e da grade curricular, podemos ver que a “grade” é algo mais preso como o próprio nome indica, é algo que está determinado no início do curso e deve ser seguido rigorosamente pelos professores até o fim do curso.

Já a matriz curricular é mais flexível e pode ser ajustada no decorrer do curso, facilitando assim o aprendizado dos alunos com os conteúdos atuais.

Entendeu a diferença? Compartilhe para seus amigos e até a próxima postagem!

Deixe seu Comentário!

*Seu e-mail não será divulgado.