Blog

2019-02-21-como-surgiu-a-lingua-portuguesa

Você consegue entender a pergunta que estou escrevendo nesta frase? Pois bem, isso o torna um falante da língua portuguesa, seja de forma nativa ou tendo aprendido o idioma ao longo do tempo. Porém qual o conhecimento que você tem sobre a origem do português?

No artigo de hoje, vamos trazer um pouco de história aqui para o site e mostrar como surgiu a língua portuguesa. Vem com a gente!

Sobre a língua portuguesa

A língua portuguesa é falada, oficialmente, em nove países pelo mundo. Exatamente! Brasil e Portugal não são os únicos que seguem o idioma. Além deles, há: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Toda as nações citadas integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A organização foi criada em 1996 e tem como objetivo promover e difundir a língua portuguesa, bem como integrar as relações entre seus membros.

Atualmente, milhões de pessoas falam português e ele aparece entre os dez idiomas mais usados no mundo. Cada nação que faz uso da língua traz variações culturais próprias. Em termos de padronização normativa, no entanto, podemos afirmar que existem mais de 800 mil termos listados em um dicionário de língua portuguesa.

A origem da língua

O português descende do latim, idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra.

Em 218 a. C., os romanos dominam a região da Península Ibérica — local que abrange Portugal, Espanha, um pedaço da França e outras áreas. A partir daí, o latim entra em contato com as línguas desses lugares e começa a se modificar.

Séculos mais tarde, a partir de 409 d.C., povos germânicos também chegam na Península e causam novas modificações no idioma. Isso demora, mais ou menos, 300 anos até que invadem a região os povos árabes e mais mudanças aparecem.

Passam-se mais alguns anos até que os habitantes da Península Ibérica conseguem expulsar os muçulmanos. Nesse período —especificamente no ano de 1128 — surge a nação de Portugal, em uma região localizada a oeste da Península.

Na nova nação, o idioma usado é o galego-português e mais tarde passa a ser o português. Algo que permanece até os dias de hoje.

O português no Brasil e no mundo

A língua portuguesa espalhou-se pelo mundo no período das grandes navegações que vão do século XV ao XVI. Nessa época, Portugal fez colônias no Brasil e em diferentes regiões da África.

No Brasil, o português foi fazendo parte do cotidiano da população aos poucos. De 1500 até 1654, a língua era usada apenas nos documentos oficiais. No cotidiano falado, o que prevalecia eram as línguas indígenas modificadas na interação com os imigrantes.

Com o tempo, mais nativos portugueses foram chegando ao Brasil e a língua passa a ter forte presença na comunidade. Isso torna-se mais intenso com a chegada da família real ao Rio de Janeiro em 1808. É nesse momento que também surge a imprensa. Assim, a língua
portuguesa consolida-se no Brasil.

Percebe como a formação de uma língua ocorre ao longo de anos e recebe diversas influências? Com o português não foi diferente. Ele tem como base o latim, mas também traz elementos árabes, alemão, etc.

Deixe seu Comentário!

*Seu e-mail não será divulgado.